Definida a programação oficial da I Mostra Fita
- Cristina de Marco

- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr.
“Evento acontece em Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna e é uma homenagem ao cineasta Rogério Sganzerla.Oficinas gratuitas serão online ou presenciais”
A I Mostra Fita - as músicas nas Fitas de Cinema de Rogério Sganzerla acontece de 4 a 7 de maio, em Joaçaba. Além de homenagear o cineasta joaçabense, reconhecido pelos amantes da sétima arte por suas obras, ditas marginais; o evento tem por objetivo exibir e debater seus filmes, que ele chamava de fitas, e mais, observar como ele explora e muito bem o samba e a MPB em cada trilha escolhida.
A abertura do evento, será no formato popular, aberta, sem custos e onde todos tem acesso, no Parque Municipal Orestes Bonato, em Joaçaba.
Dia 4, às 19 horas, além da exibição do filme Elogio da Luz (2003) de Joel Pazzini, show com Paulinho Kaluelê. Se estivesse vivo, nesse dia o cineasta Sganzerla comemoraria 79 anos de idade. O repertório do show traz clássicos de Noel Rosa, Gilberto Gil, Cartola e Caetano Veloso.

Três escolas recebem exibições dos filmes Brasil (1981), Isto é Noel Rosa (1990) e Informação H.J Koellreuter (2003). São as sessões-escolas, voltadas ao público do ensino médio, com debate ao final.
Dia 5, é a vez dos alunos da Escola Padre Nóbrega de Luzerna; dia 6, no Colégio São José em Herval d´Oeste e dia 7, no Celso Ramos em Joaçaba.

Para o grande público que quer conhecer mais a obra do cineasta, três sessões gratuitas estão programadas no teatro Alfredo Sigwalt. Dia 5, às 19 horas, exibição Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz (2011), de Joel Pizzini. Logo após debate com o tema “Um gênio ou uma besta? Quem é Rogério Sganzerla. Com a participação de Felipe Rodrigues, montador do filme exibido.
Dia 6, às 19 horas, Brasil (1981) , Isto é Noel Rosa (1990) e Informação H.J Koellreuter (2003) e Helena Zero (2006), de Joel Pizzini; debate Trilha Sonora nas Fitas de Rogério Sganzerla. Com a participação remota do pesquisador Carlos Santana,de Porto Alegre (RS).

Dia 7, às 19 horas, Tudo é Brasil (1997), debate “Por uma estética Antropofágica”.Com a participação presencial de Antônio Carlos Pereira, o Bolinha, amigo do cineasta, e a participação remota do pesquisador Régis Rasia, de Campo Grande (MS).

Oficinas:
Além disso, destaque para quatro oficinas (três delas onlines e uma presencial). Todas gratuitas:
08 e 09 (19h – as 21h), online, com Joel Guindani e André Bersaghi, “Estética Cinematográfica”.
12 e 13 (19h – as 21h), online, com Cristina de Marco, “O Marginal Rogério Sganzerla”.
15 e 16 (19h – as 21h), online, com Clélia Mello e Eduardo Gonçalves Dias, “Crítica Cinematográfica”.
15 e 16 (19h – as 21h), presencial, com Luiz Felipe Soares, “Trilha Sonora para o Cinema”.





Comentários